Meios de pagamento e eficiência: qual o melhor formato para a sua instituição de ensino?
0
0

Meios de pagamento e eficiência: qual o melhor formato para a sua instituição de ensino?

Entenda melhor sobre cada um dos meios de pagamento e quais são os mais eficientes para a gestão financeira da sua instituição de ensino, reduzindo a inadimplência

Edu da edunext
3 min
0
0
Email image

Apresentar múltiplos meios de pagamento é um diferencial que a sua instituição de ensino pode oferecer para os seus alunos. Dar aos estudantes e suas famílias essas opções, se torna uma oferta e um atrativo para a sua escola, gerando um poder de escolha maior. Os meios de pagamento devem beneficiar, tanto a escola, quanto os seus alunos, proporcionando uma relação de praticidade e eficiência para ambos.

Múltiplas formas de pagamentos para diversos públicos

Para proteger a saúde financeira da sua instituição ou escola, é importante deixar disponível a opção de pagamento que seja melhor para o responsável financeiro. Dessa forma, é possível reduzir as chances da não efetivação dos pagamentos, visto que ele escolheu a melhor forma que estivesse ao seu alcance.

Os benefícios de oferecer múltiplas formas de pagamento são vários, sendo os principais a atração de mais alunos, aumento das matrículas e a redução da inadimplência – um dos maiores desafios das instituições de ensino atualmente.

Com a oferta de opções na hora do pagamento, a receita da sua instituição de ensino poderá aumentar ainda mais, justamente por conseguir atrair mais públicos diferenciados que antes você não alcançava. Vamos supor que você não utilize os meios de pagamento digitais, mas começou a aderir ao Pix e pagamentos recorrentes. O seu público, que antes eram pessoas que só utilizavam meios de pagamento convencionais, vai passar a se expandir para pessoas mais modernizadas que utilizam os pagamentos digitais no dia a dia e que preferem esse tipo de facilidade.

Apesar disso, é importante que você tenha conhecimento das vantagens e desvantagens de cada um desses meios de pagamento para que a sua instituição escolha o que melhor se adapte às suas necessidades, sem perder o seu público.

Meios de pagamentos convencionais: benefícios e desafios

Ainda que existam diversas maneiras para que seus clientes quitem suas pendências escolares, há meios de pagamentos que, apesar de serem considerados ultrapassados, ainda são de uso preferencial de certos públicos e que precisam estar disponíveis para a sua escola. São eles:

  • Dinheiro em espécie: para as instituições de ensino que aceitam esse meio de pagamento físico, a maior vantagem é que o valor está disponível na hora para uso. Apesar de algumas pessoas ainda preferirem esse meio de pagamento, o maior desafio é o deslocamento até o endereço. Já o maior desafio para a instituição é onde receber e armazenar essa quantia de forma segura.
  • Boleto bancário: um dos meios mais comuns de pagamento e com a vantagem principal de ajustar os juros de acordo com o que foi estipulado na hora da contratação. O boleto oferece a flexibilidade para o pagamento em qualquer estabelecimento, ou internet banking. É importante lembrar que esse meio tem os seus custos de registros bancários para a instituição, bem como deslocar um tempo de trabalho maior da sua equipe financeira para fazer a gestão dos documentos relacionados.
  • Cartão de crédito: os mesmos desafios do item anterior se apresentam aqui. Entretanto, esse meio de pagamento disponibiliza o valor em sua conta em até 30 dias. A maior vantagem desse meio é que, geralmente o cliente aceita o valor total, gerando uma inadimplência bem menor.